Cursos presenciais referente ao 2º semestre de 2017.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos do Campus Lagarto.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a adotar e promover hábitos alimentares saudáveis.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O que estamos comendo? Alimentos e nutrientes; Blitz nutricional: conhecendo o estado nutricional; Alimentação saudável e qualidade de vida; Estresse engorda? Conhecendo os hábitos alimentares; Mitos e verdades na alimentação; Rotulagem de alimentos; Como se alimentar fora de casa? Perigos e cuidados; Lanches saudáveis.

PERÍODO: 26/09 a 24/10 de 2017 - 8h às 12h (ter).

LOCAL: Campus Lagarto.

VAGAS: 15.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos que atuam ou desejam atuar na elaboração de cerimonial, protocolo e etiqueta social.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a organizar eventos de cerimonial público, observando as regras de protocolo e etiqueta social, adequados a cada ocasião.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Cerimonial; Protocolo; Noções de etiqueta; Símbolos nacionais; Redação protocolar; Organização de eventos.

PERÍODO: 07 a 11/08 de 2017 - 8h às 12h (seg a sex).

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a redigir documentos, conforme as especificidades e normas inerentes a cada Ato Administrativo.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito; Importância; Duração e alteração; Estrutura (artigo, parágrafo, inciso, alínea, item e subitem); Pontos importantes a serem considerados; Disposições finais.

PERÍODO: 11/09/2017 a 15/09/2017

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a produzir material fotográfico de qualidade, através da aquisição de dicas e técnicas de fotografia.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Regras de composição; Regra dos terços; Preenchimento de quadro; Fundos; Planos; Elementos da composição; Selfie; Prática de fotografia (utilizando qualquer equipamento, inclusive smartphone).

PERÍODO: 03/07 a 14/07 de 2017 - 8h às 10h (seg a sex).

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Técnicos de laboratório do CCET, especialmente da área da Química e correlatos;
Professores e pesquisadores interessados no tema.

OBJETIVO: Complementar a formação dos técnicos de laboratórios de Química e correlatos, bem como de pesquisadores, capacitando-os para o gerenciamento adequado dos resíduos gerados em suas atividades.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:Introdução à prevenção à poluição. Geração de resíduos em laboratórios de Química e correlatos. O Sistema GHS para classificação e rotulagem de produtos químicos. As FISPQs. Exemplos de Boas Práticas. Compatibilidade no armazenamento de produtos químicos e resíduos. Gerenciamento de resíduos de laboratório. Tratamento de resíduos no laboratório. Expedição de resíduos para tratamento e disposição final.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a utilizar os recursos avançados de informática, com foco na melhoria da produtividade no trabalho.

CARGA HORÁRIA: 30h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Módulo I - Word: criar etiquetas; criando um trabalho formatado para ABNT, com citações e bibliografia; notas de rodapé; criando formulários no Word; mala direta; títulos recolhíveis. Módulo II - Excel: funções SE avançadas; fórmulas de matriz; criar e gerenciar listas suspensas; criar uma Tabela Dinâmica e analisar seus dados; proteger pastas de trabalho e planilhas com senha; imprimir planilhas e pastas de trabalho; trabalhar com macros. Módulo III - PowerPoint: estilizando e animando sua apresentação; criar fluxograma e organograma; criar um modelo com base em uma apresentação; trabalhando com gráficos e mídias; testar intervalos de uma apresentação de slides; usar slides mestres para personalizar uma apresentação. Módulo IV - Armazenamento de Arquivos em Nuvem: principais ferramentas (Dropbox, Google Drive, One Drive); Google Docs; Prezi.

PERÍODO: 02 a 28/08 de 2017 - 8h às 10h30 (seg, qua, sex).

LOCAL: LABIN do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 15.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a desenvolver habilidades de leitura e escrita em língua portuguesa.

CARGA HORÁRIA: 30h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Pressupostos linguísticos da leitura; Gêneros textuais; Orientação de leitura.

PERÍODO: 01/09 a 20/10 de 2017 - das 8h às 12h (Sex).

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Técnico-Administrativos da área de Tecnologia da Informação.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a conhecer os mecanismos para mapear classes Java em tabelas nos bancos de dados (vice-versa) e as facilidades para consulta a dados que reduzem de forma significativa o tempo de desenvolvimento.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Estratégias para mapeamento objeto/relacional; Contexto de Persistência; Transações e controle de concorrência; Consultas com Native SQL; Consultas com HQL e JPQL; Consultas com Criteria.

PERÍODO: agosto de 2017.

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a compreender o Processo Administrativo Disciplinar e sua correta aplicabilidade.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Módulo I - Processo Administrativo Disciplinar: conceito (Art. 148 da Lei nº 8.112/90). Módulo II - Princípios do Processo Administrativo Disciplinar: Princípio do Devido Processo Legal; Princípio da Ampla Defesa e do Contraditório; Princípio do Informalismo Moderado; Princípio da Verdade Real; Princípio da Presunção de Inocência ou de não Culpabilidade; Princípio da Motivação. Módulo III - Dever de apurar. Módulo IV - Procedimentos disciplinares: juízo de admissibilidade; Procedimentos investigativos: investigação preliminar; sindicância investigativa; sindicância patrimonial; Procedimentos Contraditórios: sindicância acusatória (composição, fases e prazos); Processo Administrativo Disciplinar sob o Rito Sumário (composição, fases e prazos); Processo Administrativo Disciplinar sob o Rito Ordinário (composição, fases e prazos).

PERÍODO: 03 a 07/07 de 2017 - 13h às 17h (seg a sex).

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 25.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes e Técnico-administrativos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a conhecer a legislação pertinente à segurança no trabalho, bem como ações e práticas voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho e combate a princípios de incêndio.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Estudos de casos; Medidas de proteção; Mudança no comportamento (equipamentos de proteção individual – EPI, equipamento de proteção coletiva); Segurança nas instalações especialmente em laboratórios; Riscos Químicos: tipos, vias de acesso ao trabalhador, principais agentes encontrados na UFS, ficha de segurança de produtos químicos; Riscos biológicos: principais fontes e formas de prevenção; Riscos físicos: principais fontes e formas de prevenção; Atribuições do cargo e suas responsabilidades quanto a segurança do trabalho: legislação; Ato e condição inseguros; Ficha de inspeção de segurança – FISPQ; Princípio de combate a incêndio: teoria e prática; Comportamento do fogo; Armazenamento de produtos químicos; Causas de incêndio; Triângulo do fogo, Propagação do fogo; Método de extinção e combate a incêndios; Classes de fogo; Exercícios práticos de combate ao fogo com uso de extintores;

DIAS: 01 e 03/08 de 2017 - 8h às 17h (ter e qui).

LOCAL: Campus Lagarto

VAGAS: 25.