PÚBLICO-ALVO: Professores conteudistas selecionados no PSF 2017.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a produzir material didático para o "Capacite-se", ambiente virtual de aprendizagem da DIDEP/DDRH/PROGEP, utilizando um conjunto de métodos e técnicas que compõe o processo de ensino-aprendizagem para o ambiente corporativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer a função de um professor conteudista e os cuidados técnicos e pedagógicos que envolvem a elaboração de material didático;
  • Aplicar as técnicas adquiridas para inserção de material didático, atividades e avaliações no AVA (Moodle 2.6);

CARGA HORÁRIA: 12h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

  • A função do Prof. Conteudista
    • Você tem ideia de como elaborar conteúdo para ensino a distância?
    • Qual é o papel do professor conteudista?
  • Passos importantes para a elaboração de material didático
    • Observando e pontuando o plano pedagógico
    • Três etapas antes de escrever um texto para educação a distância
      • Seleção de pontos importantes
      • Combinação de conteúdo
      • Avaliações
    • Estrutura do texto didático
      • Quais recursos e atividades posso utilizar no Moodle?
  • Breve comentário sobre direitos autorais

PERÍODO: 03, 05 e 07 de Julho de 2017 das 08:00 as 12:00.

LOCAL: Laboratório de Informática no prédio do DDRH, antigo Banco do Brasil.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Técnico-Administrativos do Departamento de Pessoal.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a compreender e operacionalizar o Siape Folha e o Siape Cadastro.

CARGA HORÁRIA: 40h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Módulo I - Siape Cadastro: Administração Pública Federal; Servidores Públicos Federais; Provimento e Vacância; Movimentação, Licenças e Afastamentos; Benefícios da Seguridade Social. Módulo II – Siape Folha: Apresentação do Sistema Integrado de Recursos Humanos – SIAPE; Teto Constitucional; Cálculo do Imposto de Renda e PSS do servidor; Recolhimento Previdenciário durante os afastamentos sem remuneração; Acertos de vacância do cargo; Reposição e Indenização ao Erário; Servidor com líquido negativo na Folha de Pagamento; Movimentação Financeira de Meses Anteriores; Processos de Exercícios Anteriores; Margem Consignável; Consignações na Folha de Pagamento; SIAPENET.

PERÍODO: 29/05 a 02/06 de 2017 - 8h às 17h (seg a sex).

LOCAL: LABIN do DDRH, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 15.

PÚBLICO-ALVO: Servidores bibliotecários.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a desenvolver práticas facilitadoras do trabalho, possibilitando a padronização dos serviços de processamentos técnicos.

CARGA HORÁRIA: 10h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Breve histórico do desenvolvimento do formato MARC21; Identificação dos elementos que compõem um registro; Explanação sobre os campos Líder e Diretório; Estruturas dos campos que compõem um registro bibliográfico.

PERÍODO: 24 a 28/04 de 2017 - 14h às 16h (seg a sex).

LOCAL: Auditório da BICEN, Campus São Cristóvão.

VAGAS: 20.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Técnico-Administrativos do Campus Lagarto.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a formatar trabalhos científicos utilizando as normas da ABNT (NBRs) e as normas de Vancouver.

CARGA HORÁRIA: 24h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução aos trabalhos científicos; NBR 14724: elaboração e formatação de trabalhos científicos; NBR 6027: sumário; NBR 6028; resumo; NBR 10520: citações em documentos; Citações de acordo com o estilo de Vancouver; NBR 6023: elaboração de referências; Referências de acordo com o estilo de Vancouver; NBR 10719: relatório técnico e/ou científico; NBR 15287: projeto de pesquisa.

PERÍODO: 06/06 a 11/07 de 2017 - 8h às 12h (ter).

LOCAL: Laboratório de Informática - Prédio Departamental do Campus Lagarto.

VAGAS: 15.

PÚBLICO-ALVO: Servidores Docentes - Chefes de Departamentos.

OBJETIVO: Ao final desta capacitação o participante estará apto a compreender as normas exigidas para o cumprimento da sua função pública e operacionalizar os sistemas, conforme estas normas.

CARGA HORÁRIA: 8h

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Módulo I - Direitos e deveres do servidor: Lei 8.112 / Lei 12.772; Decretos, Resoluções, Portarias; Instruções Normativas - PROGEP/UFS. Módulo II - Principais Ferramentas do SIGRH: Capacitação; Dimensionamento; Férias; Frequência; Homologações. Módulo III - Solicitações eletrônicas. Módulo IV – Avaliação: Avaliação de Desempenho e Estágio Probatório (Técnico-Administrativo). Módulo V - Atos Administrativos: Classificação (Vinculados, Discricionários, De expediente, De gestão, Declaratório, Válido, Nulo, Anulável, Inexistente); Espécies de Atos: (Normativos, Ordinatórios, Negociais, Enunciativos, Punitivos); Revisão, Anulação, Revogação dos Atos Administrativos. Módulo VI - Processo Administrativo: Lei Federal 9.784/99. Módulo VII - Principais Ferramentas Administrativas do SIPAC: Portal Administrativo (Requisições, Comunicação, Patrimônio, Protocolo). Módulo VIII - Fluxos Administrativos.

PERÍODO: 04/04 a 07/04 de 2017 - 8h às 17h.

LOCAL: Sala dos Conselhos Superiores, Prédio da Reitoria.

VAGAS: Ilimitadas.