Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

Perguntas mais frequentes

-

Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem / Capacite-se
Curso: Ambiente Virtual de Aprendizagem / Capacite-se
Livro: Perguntas mais frequentes
Impresso por:
Data: sexta, 29 Mar 2024, 05:59

1 Sobre o FAQ

O FAQ (Frequently Asked Questions) consiste em uma lista de perguntas mais frequentes com suas respectivas respostas.  Ele foi construído pela Coordenação de Capacitação com o intuito de otimizar o suporte aos usuários do AVA, oferecendo uma forma mais rápida para solução das dúvidas mais comuns apresentadas pelos alunos.

Caso sua dúvida não esteja contemplada na lista que foi elaborada, entre em contato com a Coordenação de Capacitação: 

Para suporte técnico e operacional , entre em contato com o SSOAC por e-mail, através do endereço ssoac@academico.ufs.br, ou por telefone, através do número 3194-7241. 

Para as dúvidas inerentes aos procedimentos pedagógicos e administrativos, entre em contato com a DIDEP por e-mail, através do endereço didep@academico.ufs.br, ou por telefone, através do número 3194-6439/7034.




2 Qual é a utilidade do Bloco de Navegação?



bloco-navegacao
Bloco navegação


O Bloco de Navegação aparece em todas as páginas do site. Ele contém um menu que pode ser expandido mostrando os links: Minha página inicial, Página inicial do site, Páginas do site, Meu perfil e Meus cursos/Curso Atual. O que pode aparecer neste bloco depende do contexto que esteja sendo visualizado (página inicial do curso, página inicial do usuário, etc.). Os atalhos mais interessantes e que merecem maior destaque são:


Minha página inicial – Leva você diretamente para seu painel pessoal, onde serão exibidos os cursos nos quais está inscrito. Observe que você pode filtrar a categoria dos cursos que estão sendo exibidos clicando na caixa destacada abaixo. As categorias organizam os cursos em semestres, modalidades de ensino, programas, treinamentos, dentre outros.

Você pode ainda ocultar cursos que não deseja visualizar em sua página inicial. Ao clicar no ícone destacado, o curso correspondente ficará oculto.

minha-pagina-inicial


Ao final da página, é possível administrar os cursos ocultos, clicando no link destacado abaixo.

minha-pagina-inicial-cursos-ocultos


Curso atual – Quando o usuário estiver em um curso, este link se expande para mostrar cada tópico do curso que estiver visualizando e quaisquer outras atividades ou recursos que estão nesse tópico.

curso-atual


Meus cursos – Leva o usuário à página Minha página inicial, onde é possível ver os cursos que está matriculado. Você pode ainda navegar entre as categorias clicando na pasta ao lado do link.


3 Para que serve o bloco Administração?


bloco-administracao
Bloco Administração visualizado dentro de um curso


O bloco de Administração permite que o aluno visualize suas notas no curso e modifique suas configurações de perfil. É importante notar que a opção Notas estará disponível apenas quando o usuário estiver dentro de algum curso. As opções oferecidas aos alunos são:

  • Notas: onde é possível visualizar o relatório geral e o relatório do usuário.
  • Minhas configurações de perfil: onde é possível modificar o perfil (inserir foto, mudar senha, etc.) e visualizar as configurações para envio e recebimento de mensagens.

Outras opções poderão aparecer dentro desse bloco a depender do tipo de recurso ou atividade que estiver sendo utilizado. Ao abrir o recurso livro, por exemplo, ficará visível as opções de impressão do mesmo.


4 A leitura do Plano Pedagógico é obrigatória?

Sim, a leitura é obrigatória para prosseguir nas atividades do seu curso. Você deve sinalizar a conclusão da leitura, marcando o quadrado correspondente ao Plano Pedagógico. É necessária a marcação para que o sistema reconheça a conclusão da leitura e torne disponível o primeiro módulo do seu curso.


leitura-plano-pedag
Leitura do Plano Pedagógico concluída através da marcação pelo aluno


5 Porque não estou conseguindo acessar o conteúdo do curso?

Existem duas situações típicas: 

1) Provavelmente você está pendente em alguma atividade no curso. Verifique se há alguma atividade que não concluiu e prossiga com os seus estudos. Observe que cada atividade informa, logo abaixo dela, qual a sua condição de acesso. Vejamos o exemplo a seguir.

Suponha que você está inscrito no curso de Licitações. Para ter acesso à primeira atividade do módulo Princípios, objeto e padronização (Livro Princípios, objeto e padronização), a última atividade do módulo anterior, destacada em vermelho, deverá ter sido concluída.


2) Cada módulo possui uma data de abertura. Na imagem acima, podemos ver que o módulo Licitação: considerações gerais e conceito, estará disponível apenas a partir do dia 30 de abril de 2018. Verifique a restrição de data configurada para certificar-se de que o módulo já está disponível.


6 Como imprimir o conteúdo do AVA?

Atualmente, utilizamos quatro tipos de recursos diferentes para disponibilização de conteúdo. Veja como imprimir o material em cada um dos diferentes formatos:

Livro: Ao abrir o livro, observe o bloco Administração no lado direito da tela. Você poderá imprimir o livro todo ou apenas o capítulo que está visualizando. Após selecionar uma das opções, você deve escolher se deseja salvar o conteúdo em PDF ou enviar diretamente para a impressora.


imprimir-livro


Página: abra a página que deseja imprimir e utilize o atalho de impressão do navegador (Ctrl + P). Você poderá escolher entre salvar em um arquivo PDF ou enviar diretamente para a impressora.

Arquivo (PDF): basta fazer o download do arquivo e imprimir.

H5P: os conteúdos disponibilizados no H5P, encontrados nos cursos de idiomas, ficam disponíveis apenas no AVA, por tratar-se de conteúdo interativo.


7 Ainda tenho acesso ao curso após a conclusão?

Sim, mantemos o conteúdo do curso disponível para acesso após o término do mesmo. Dessa forma, você poderá revisar ou utilizar o material didático para consultas de referência.

8 Estou com dúvidas sobre o conteúdo, como entrar em contato com o Tutor de Conteúdo?

Há dois caminhos para contactar com o Tutor de Conteúdo. O primeiro caminho, que é o ideal, é que as dúvidas sejam postadas no fórum “Interatividade sobre o conteúdo. Participem aqui com o Tutor!”, pois dessa forma, todos os participantes terão acesso às dúvidas respondidas pelo Tutor.

O outro caminho é enviando uma mensagem direta para seu tutor através da sua caixa de mensagem no AVA. Confira como utilizar a ferramenta no link Como enviar mensagem para outros participantes?


9 Como envio mensagem para outros participantes?

Na tela inicial do seu curso, há duas formas de envio de mensagens. São elas:

1) Menu Meu perfil -> Mensagens

Ao clicar na opção Meu perfil -> Mensagens, você será direcionado para outra tela onde é possível pesquisar pessoas e mensagens, navegar entre os contatos, observar as conversas e as notificações recentes. Além disso, você pode encontrar algum participante para conversar dentre os cursos em que está inscrito. 

mensagens

2) Link Participantes

No bloco Navegação, logo abaixo da sigla do curso, está disponível o link para os “Participantes”.


participantes


Clicando nesse link é possível visualizar a lista de participantes do curso. Você pode filtrar a lista por papel de usuário. Esse filtro será útil para localizar mais facilmente o Tutor de Conteúdo ou Professor Conteudista do curso.

participantes-filtro-tutor


Clique sobre o participante que deseja enviar sua mensagem. Na tela seguinte serão exibidos alguns dados sobre o participante, tais como sua descrição, papel do usuário no curso, e-mail e cursos inscritos. Clique no link Enviar uma mensagem.


enviar-mensagem


A seguir, você deverá escrever a mensagem a ser enviada e clicar no botão Enviar mensagem.


10 Estou com dúvidas sobre a utilização da plataforma, como posso obter suporte?

Para esclarecer dúvidas quanto à utilização no Capacite-se, você tem algumas opções:

  • envie uma mensagem no Fórum: Dúvidas sobre procedimentos técnicos e pedagógicos. Fale aqui com a Coordenação;
  • envie e-mail para o SSOAC através do endereço ssoac@academico.ufs.br;
  • entrar em contato com o SSOAC através do número 3194-7241.


11 Como verificar minha nota?

Na tela principal do seu curso, observe o tópico Administração do curso (notas). Nele, você poderá verificar todas as notas referentes a todas as atividades do curso.

Você pode ainda visualizar a nota de atividades individualmente, acessando cada uma delas na página principal do curso.

12 Qual o critério de aprovação nos cursos de capacitação?

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2018 - PROGEP/UFS, art.9º, será considerado aprovado nos eventos presenciais, o participante que frequentar, no mínimo, 75% das aulas e obtiver nota mínima de 7,0 (sete) quando houver atividade avaliativa. Quanto aos cursos a distância, será considerado aprovado o participante que obtiver nota mínima de 7.0 (sete), salvo outras modalidades de aprovação. Já nos cursos semipresenciais, será considerado aprovado o aluno que:

  • Frequentar com regularidade as aulas presenciais e obtiver, no mínimo, 75% de presença;
  • Cumprir com as atividades propostas no AVA;
  • Obtiver, obrigatoriamente, no Resultado Final do Curso, nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Essas são as regras gerais previstas na instrução normativa. Contudo, verifique o Plano Pedagógico para saber quais os critérios de aprovação adotados.

13 Como ter acesso ao certificado?

Para ter acesso ao certificado, você deverá responder a Avaliação de Reação e ser considerado aprovado no curso. Vá até o final do curso e localize o tópico Emissão de certificado e clique no item Certificado de Conclusão para imprimir seu certificado. Você pode fazer o download do certificado quantas vezes for necessário.


14 Como formalizar o cancelamento da minha inscrição?

Acesse o SIGRH (www.sigrh.ufs.br), Menu Capacitação (Formulários -> Formulário de Desistência em Curso/Módulo) e preencha o Formulário de Desistência. O formulário deverá ser assinado pelo próprio servidor e pela chefia imediata do mesmo. Este pode ser entregue na DIDEP ou encaminhado por email (didep@ufs.br).

15 Qual o prazo para realizar minha desistência no curso?

A desistência deverá ser formalizada até o último dia do evento. Ressaltamos que fora do prazo, não serão aceitos formulários de desistência.


16 Abandonei o curso, quais as implicações?

Segundo a Instrução Normativa nº 01/2018 - PROGEP/UFS, art. 7:

"Considera-se abandono, para fins desta IN, o aluno que não comparecer ao evento ou deixar de frequentá-lo, sem formalização.

§ 1º Somente configura-se abandono durante o evento:

a) na modalidade presencial, o aluno que não alcançar o percentual de presença de no mínimo 20%. De 21% a 74% de frequência será considerado reprovação por frequência.

b) na modalidade a distância, o aluno que não concluir 20% das atividades. Acima desse percentual será considerado reprovação por conceito.

§ 2º o abandono impossibilitará o servidor de participar de outros cursos, treinamentos e seleções de facilitadores promovidos internamente através do Plano Anual de Capacitação subsequente ao ano do abandono."