OBJETIVO: fornecer conhecimentos que conduzam a uma prática laboratorial segura, em que os riscos inerentes às atividades desenvolvidas nestes ambientes possam ser reduzidos, tornando, assim, a qualidade do ambiente ocupacional mais saudável e o resultado dos processos de trabalho mais eficaz.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos que lidam com atividades laboratoriais e de saúde de um modo geral.

CARGA HORÁRIA: 80h.

PERÍODO: de 20/04/2015 a 29/06/2015.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Conceito, Legislação e Relevância da Biossegurança no Ambiente de Trabalho; 2. Identificação dos Riscos Ocupa-cionais; 3. Biossegurança em Laboratórios; 4. Manuseio, Controle e Descarte de Produtos Biológicos; 5. Manuseio de Produtos Químicos e Descarte de Resíduos; 6. Controle e Prevenção dos Riscos Ocupacionais; 7. Procedimentos Básicos em caso de Acidentes; 8. Biossegurança e Meio Ambiente.

VAGAS: 50.

OBJETIVO: contribuir para o desenvolvimento do processo de inclusão na UFS através da divulgação de conhecimentos e práticas de Educação Inclusi-va no âmbito das Instituições Federais de Ensino.
PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos.
CARGA HORÁRIA: 100h.
PERÍODO: de 06/04/2015 a 29/06/2015.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Conceituação e Histórico da Edu-cação Inclusiva no Brasil; 2. Normas, Legislação, Diretrizes e Metas para Educa-ção Inclusiva no Brasil; 3. Conhecimento sobre as Deficiências e Síndromes; 4. Núcleo de Acessibilidade nas IFES: ambiente de apoio à inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior; 5. Aspectos Éticos da Educação Inclusiva; 6. O Papel do Educador no Contexto da Educação Inclusiva; 7. Tecnologias Assis tivas Facilitadoras da Prática Inclusiva; 8. Procedimentos Didáticos e Pedagó-gicos Especiais; 9. Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento do aluno PNE; 10. Qualidade no Atendimento Técnico e Administrativo Ins-titucional: uma necessidade da realidade inclusiva.
LOCAL: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Corporativa UFS - UcUFS - ucufs.ufs.br.
VAGAS: 50.

LINHA DE DESENVOLVIMENTO: interambientes.

MODALIDADE: ensino a distância.

OBJETIVO: apresentar procedimentos e rotinas necessárias à gestão e fiscalização de contratos na Universidade Federal de Sergipe, sua relevância, seus aspectos jurídicos e práticos, decisões judiciais e relatórios de auditoria, caracterizando competências, atribuições e responsabilidades.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos que trabalham com Contratos ou que atuam em sua fiscalização, e demais interessados.

CARGA HORÁRIA: 60h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: módulo I – Noções Gerais sobre Gestão e Fiscalização de Contratos; II – O Fiscal do Contrato; módulo III – Prática de Fiscalização Contratual; módulo IV – Contratação Sustentável; módulo V – Contratos de Obra e Terceirização; módulo VI – Controle e Acompanhamento; módulo VII – Dados Estatísticos sobre as Contratações da UFS.

VAGAS: 60.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Ao final desse curso os servidores deverão ser capazes de atuar em suas unidades de trabalho, exercendo suas atribuições com assiduidade, assertividade e primazia pelos princípios éticos e morais da administração pública federal e da Universidade Federal de Sergipe.

CARGA HORÁRIA: 150h.

AMBIENTE ORGANIZACIONAL: Todos os ambientes.

LINHA DE DESENVOLVIMENTO: interambientes.

MODALIDADE: ensino a distância.

OBJETIVO: aperfeiçoar as práticas de interação humana e organizacionais, contribuindo para a melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

CARGA HORÁRIA: 60h.

PERÍODO: de 15/09/2014 a 27/10/2014.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. O desafio da Gestão de Pessoas; 2. Liderança e Motivação; 3. Relações Interpessoais e Resolução de Conflitos; 4. Trabalho em Equipe; 5. Cultura e Mudanças Organizacionais.

LOCAL: Ambiente Virtual de Corporativa UFS - UcUFS - ucufs.ufs.br. Aprendizagem da Universidade.

VAGAS: 50.

OBJETIVO: capacitar os servidores para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos básicos de língua inglesa.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

CARGA HORÁRIA: 60h.

PERÍODO: de 22/09/2014 a 10/11/2014.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Talking about yourself,; 2. Tal-king about other people; 3. Talking about groups: part I; 4. Talking about routi-ne; 5. Talking about other people`s routine; 6. Talking about groups: part II.

VAGAS: 50.

LINHA DE DESENVOLVIMENTO: interambientes.

MODALIDADE: ensino a distância.

OBJETIVO: capacitar os servidores que desenvolvem atividades na área de licitações e afins para que conheçam e atuem com maior segurança e celeridade, proporcionando uma visão ampla das compras públicas, com foco na operacionalização e condução do processo licitatório.

PÚBLICO-ALVO: servidores Técnico-Administrativos que desenvolvem atividades na área de licitação, ou que estão de algum modo relacionadas a esta área.

CARGA HORÁRIA: 60h.

VAGAS: 30.

LINHA DE DESENVOLVIMENTO: interambientes.

MODALIDADE: ensino a distância.

OBJETIVO: ampliar o conhecimento a respeito do papel do gestor nas organizações e apresentar técnicas capazes de criar competências e aptidões para lidar, de forma eficaz, com situações envolvendo pessoas no ambiente de trabalho, de modo a melhorar a qualidade das relações neste ambiente.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos ocupantes de cargos e funções gerenciais na UFS.

CARGA HORÁRIA: 50h.

PERÍODO: de 04/05 a 22/06 de 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O papel do gestor nas organizações; Relações interpessoais: Percepção a respeito de você e do outro; Comunicação interpessoal; Fatores que geram tensão e estresse nos relacionamentos organizacionais; Gestão de conflitos: estilos e estratégias na resolução de conflitos.

LOCAL: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Corporativa UFS - UcUFS.

VAGAS: 60.

LINHA DE DESENVOLVIMENTO: interambientes.

MODALIDADE: ensino a distância.

OBJETIVO: aprimorar conhecimentos e orientações acerca do Regime Jurídico Único dos Servidores da União – Lei 8.112/90.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

CARGA HORÁRIA: 40h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: unidade I - Introdução; Provimento; Estágio Probatório; Vacância e Acumulação; unidade II - Vencimento; Indenizações; Gratificações e Licenças; unidade III - Afastamentos; Petição; Deveres e Proibições; Penalidades.

LOCAL: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Corporativa UFS - UcUFS.

VAGAS: 60.

OBJETIVO: oportunizar aos participantes a ampliação de seus conhecimentos quanto às regras oficiais de escrita da Língua Portuguesa, bem como atualizá-los quanto à Nova Ortografia.

PÚBLICO-ALVO: servidores Docentes e Técnico-Administrativos.

CARGA HORÁRIA: 30h.

PERÍODO: de 06/10/2014 a 03/11/2014.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Normas Gerais; 2. Acordo Ortográfico; 3. Preparação de Documentos Oficiais; 4. Elementos Básicos da Redação Oficial; 5. Normas e Aspectos da Correspondência Oficial; 6. Diagramação; 7. Atos Administrativos; 8. Classificação da Redação Oficial.