OBJETIVO: Desenvolver práticas facilitadoras do trabalho, possibilitando a padronização dos serviços de processamentos técnicos.

CARGA HORÁRIA: 20h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1 - Aspectos teóricos do Marc 21

  • Conceitos. Campos e subcampos do Marc 21. Delimitador. Indicadores. Líder. Diretório. Campos de controle variáveis. Número de controle. Identificador do número de controle. Data e hora da última transação. Elementos de dados de extensão fixa (material adicional).

Módulo 2 - Aspectos teóricos do Marc 21

  • Campos de dados variáveis. Número do ISBN. Fonte de catalogação. Código de idioma. Código de área geográfica. Código de período cronológico. Número de CDU. Número de CDD. Campo de chamada local. Campos de dados variáveis. Entrada principal-nome pessoal. Entrada principal-nome da entidade. Entrada principal-nome de evento. Entrada principal- título uniforme. Indicadores e subcampos.

Módulo 3 - Aspectos teóricos do Marc 21

  • Título uniforme. Indicação de título. Forma variante do título. Indicação de edição. Publicação, distribuição, etc. Descrição física. Indicação de série. Entrada secundária de série (nome pessoal). Entrada secundária de série (nome de entidade). Entrada secundária de série (nome de evento). Entrada secundária de série (título uniforme). Notas. Campos 600, 700 e 856 (acesso e localização eletrônica).

Módulo 4 e 5 

  • Práticas no software Biblivre.

INSCRIÇÕES: 01/07/2022 a 06/09/2022

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 12/09/2022 a 16/09/2022.

LOCAL: Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão.