Plano Anual de Capacitação 2018
Com muito orgulho e satisfação, a Universidade Federal de Sergipe completa 50 anos de existência, tendo a missão de promover a formação do corpo discente, a fim de proporcionar à sociedade profissionais qualificados, tanto no âmbito do conhecimento quanto em lisura ética.
Apresenta-se, portanto, o Plano Anual de Capacitação 2018, o qual se compõe de cursos, programas, treinamentos e outros eventos direcionados aos servidores do quadro permanente da Universidade Federal de Sergipe. Esperamos que os eventos oferecidos atendam às demandas administrativas da Instituição, como também abram novas perspectivas aos servidores. Capacitar o servidor é avivar a alma da universidade, a fim de que ela pense melhor, produza melhor, seja melhor.
Almejamos que esse meio século de vida de nossa Universidade se torne um outro marco de nascimento, um momento onde todos nós nos unamos para engrandecermos ainda mais a UFS. Todos somos um. Todos somos UFS.
Inscrições pelo SIGRH:
- Primeiro semestre: 12 a 28 de março de 2018.
- Segundo semestre: 02 a 20 de julho de 2018.
CALENDÁRIO DE EVENTOS DE CAPACITAÇÃO 2018
EVENTO | PERÍODO | DIAS E HORÁRIOS | CH | VAGAS | LOCAL |
---|---|---|---|---|---|
IV Seminário de Gestores da UFS | 27/11 de 2018 | 8h às 17h | 8h | Ilimitadas | Sala dos Conselhos, Campus de São Cristóvão |
Audiodescrição I | 14/05 a 18/05 de 2018 | 8h às 12h (seg a sex) | 20h | 30 | Sala de aula do DDRH, Campus São Cristóvão |
Audiodescrição II | 13/08 a 24/08 de 2018 | Cinco encontros presenciais dentro do período | 40h | 30 | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Biossegurança no Trabalho | 16/04 a 18/06 de 2018 | 80h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Capacitação Docente: Relatório de Estágio Probatório | 10/09 a 10/10 de 2018 | 20h | 30 | Campus de Lagarto e AVA – www.capacitese.ufs.br | |
Conservação e Pequenos Reparos em Acervos Documentais e Bibliográficos | 13/08 a 15/08 de 2018 | 15h | 20 | BICEN, Campus de São Cristóvão | |
Didática Universitária: Compartilhando Práticas Pedagógicas Exitosas | junho e julho | A definir | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Edição e Formatação de Textos com Foco em Produtividade | 06/08 a 31/08 de 2018 | 8h às 10h30 (seg, qua e sex) | 30h | 15 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão |
Educação Inclusiva no Contexto das IFES | 06/08 a 22/10 de 2018 | 100h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Educação para Aposentadoria | 07/05 a 18/06 de 2018 | 50h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Elaboração de Trabalho Científico | 16/04 a 28/05 de 2018 | 14h às 17h (seg e qua) | 40h | 30 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão |
Espanhol para Iniciantes | 07/05 a 25/06 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Fiscalização de Contratos na Administração Pública | 13/08 a 01/10 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Formação Corporativa Básica | 06/08 a 24/09 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Fotografia para Eventos da UFS | EaD: 04/06 a 10/06; presencial: 11/06 a 15/06 | 8h às 12h (seg a sex) | 30h | 30 | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Gerenciamento Eficiente de Projetos Organizacionais | 20/08 a 24/09 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Gestão Estratégica de Pessoas | 23/04 a 11/06 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Gestão Patrimonial | 30/04 a 04/06 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Humanização e Gestão em Saúde | 23/04 a 11/06 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Inglês Básico | 13/08 a 01/10 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Inglês para Iniciantes | 16/04 a 04/06 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Introdução ao Moodle para Professores e Tutores | 17/07 a 14/08 de 2018 | 25h | 15 | Campus de Lagarto | |
Libras Básico | 30/04 a 04/06 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Libras Intermediário: Conversação I | 07/08 a 09/10 de 2018 | 8h às 12h (ter) | 40h | 30 | Sala de aula do DDRH, Campus de São Cristóvão |
Licitações na Administração Pública | 23/04 a 11/06 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Nutrição: Estética, Saúde e Qualidade de Vida | 20/08 a 24/09 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Oficina Slide Interativo | julho de 2018 | 10 horas presenciais, 10 horas a distância | 20h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Oficina Tecnologias Assistivas | agosto de 2018 | 10 horas presenciais, 10 horas a distância | 20h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Oficina Uso da Lousa Digital | agosto de 2018 | 10 horas presenciais, 10 horas a distância | 20h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Oficina Videoaula | julho de 2018 | 10 horas presenciais, 10 horas a distância | 20h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
PBL - Problem Based Learning | agosto e setembro de 2018 | Dois encontros presenciais de 4 horas, um no início e outro no final do curso | 40h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Planejamento Estratégico | 30/04 a 04/06 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Planilhas Eletrônicas para Otimização do Trabalho | maio de 2018 | 30h | 15 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão | |
Pregão Eletrônico: Fase Interna e Externa | 21/05 a 25/05 de 2018 | 40h | 30 | Campus de São Cristóvão | |
Princípios Éticos e Valores Morais no Serviço Público | 03/09 a 01/10 de 2018 | 30h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Problematização | outubro e novembro | Dois encontros presenciais de 4 horas, um no início e outro no final do curso | 40h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Programa #SERVIDORCIDADÂO | janeiro a dezembro de 2018 | 48h | Ilimitadas | Campus de São Cristóvão | |
Programa de Acolhimento e Integração de Novos Servidores | 21/05 a 18/06 de 2018 | 30h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br | |
Programa de Recepção de Docentes - Turma 1 | 30/04 a 04/06 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Programa de Recepção de Docentes - Turma 2 | 06/08 a 10/09 de 2018 | 40h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Programação Android Básico | 13/08 a 10/09 de 2018 | 30h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Qualidade de Serviços em Secretaria Acadêmica | novembro de 2018 | 20h | 30 | Sala de aula do DDRH, Campus de São Cristóvão | |
Regime Jurídico dos Servidores da União - Lei 8.112/90 | 06/08 a 24/09 de 2018 | 60h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Regimentos, Resoluções e Outros Atos Administrativos: Intrução e Elaboração | 07/05 a 21/05 de 2018 | Um encontro presencial no início do curso | 24h | 30 | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Relação Afetivo-Institucionais na UFS: o que é, pode ser diferente? | 09/05 a 18/05 de 2018 | 20h | 30 | Sala de aula do DDRH, Campus de São Cristóvão | |
Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos | 03/09 a 15/10 de 2018 | 50h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Segurança da Informação para Usuários de Computador | 17/09 a 15/10 de 2018 | 30h | Ilimitadas | Ambiente Virtual de Aprendizagem - www.capacitese.ufs.br | |
Segurança no Trabalho e Prevenção a Princípios de Incêndio | 20/08 a 24/09 de 2018 | Um encontro presencial no final do curso | 44h | 30 | Campus de São Cristóvão e AVA – www.capacitese.ufs.br |
Sustentabilidade da Administração Pública e Gerenciamento | 16/08 a 27/09 de 2018 | 20h | 15 | Campus de Lagarto | |
Treinamento Operacional em Gestão de Pessoas e Processos para Chefias de Departamentos | 11/09 a 12/09 de 2018 | 8h às 17h | 16h | 100 | Sala dos Conselhos, Campus de São Cristóvão |
Treinamento Processos Eletrônicos no SIPAC - Turma 1 | 21/05 a 28/05 de 2018 | Um encontro presencial no dia 21/05 – 8h às 12h | 14h | 15 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão e AVA – capacitese.ufs.br |
Treinamento Processos Eletrônicos no SIPAC - Turma 2 | 11/06 a 18/06 de 2018 | Um encontro presencial no dia 11/06 – 8h às 12h | 14h | 15 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão e AVA – capacitese.ufs.br |
Treinamento Processos Eletrônicos no SIPAC - Turma 3 | 10/09 a 17/09 de 2018 | Um encontro presencial no dia 10/09 – 8h às 12h | 14h | 15 | LABIN do DDRH, Campus de São Cristóvão e AVA – capacitese.ufs.br |
DESCRIÇÃO DOS EVENTOS
IV Seminário de Gestores da UFS
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: gestão.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente gestores.
OBJETIVO: adotar ações de controle preventivo e contribuir para a melhoria da qualidade da gestão praticada na UFS.
CARGA HORÁRIA: 8h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Audiodescrição I
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: adquirir conhecimentos básicos e práticas de audiodescrição de imagens estáticas.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito; Elementos; Tipos; Consultoria; e Prática.
Audiodescrição II
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos que concluíram o curso Audiodescrição I.
OBJETIVO: adquirir conhecimentos e práticas de audiodescrição de imagens estáticas e móveis.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: História; Conceito; Elementos; Tipos; Prática (obras de artes; vídeos; palestras; conferências; recursos pedagógicos); Consultoria.
Biossegurança no Trabalho
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente dos ambientes organizacionais de Infraestrutura, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Saúde, e Agropecuário.
OBJETIVO: disseminar informações sobre saúde e segurança, visando a prevenção e controle de riscos inerentes a diversos tipos de atividades e ambientes de trabalho.
CARGA HORÁRIA: 80h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Biossegurança e meio ambiente; Conceito, legislação e relevância no ambiente de trabalho; Identificação dos riscos ocupacionais; Controle e prevenção dos riscos ocupacionais; Biossegurança em laboratórios; Manuseio, controle e descarte de produtos biológicos; Manuseio de produtos químicos e descarte de resíduos; Procedimentos básicos em caso de acidentes.
Capacitação Docente: Relatório de Estágio Probatório
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes do Campus de Lagarto, em estágio probatório.
OBJETIVO: confeccionar corretamente os relatórios referentes aos três primeiros anos do ingresso na carreira do magistério superior.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Resolução 055/2015; Confecção de relatório relacionado ao período em que se encontra o docente; Tipos de documentos que podem ser anexados; Formas de envio do relatório aos órgãos competentes.
Conservação e Pequenos Reparos em Acervos Documentais e Bibliográficos
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente servidores da biblioteca e setor de arquivos.
OBJETIVO: capacitar servidores que atuam em acervos bibliográficos correntes (não raros, históricos ou especiais) e documentais na prática de conservação preventiva e pequenos reparos.
CARGA HORÁRIA: 15h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conservação curativa X restauração; Conservação preventiva (monitoramento e controle ambiental e integrado de pragas); Técnicas de higienização, manuseio e acondicionamento; Problemas recorrentes; Agentes de degradação; A quem recorrer (fontes e instituições); Diferenças no tratamento de acervos documentais e bibliográficos; Por que e quando fazer pequenos reparos; Materiais básicos: tipos, porque, e onde encontrar; Prática: como identificar o sentido da fibra do papel; Como cortar papel japonês; Como preparara cola; Como consertar rasgos; Como fazer carcelas; Estrutura do livro; Encadernação brochura e capa dura; Prática: costura em três e cinco pontos (para folhetos, jornais, livros infantis); Costura cruzada (livro em cadernos); Costura japonesa (para polígrafos, processos, ou qualquer material em folhas soltas); Colagem do lombo; Discussão: como aplicar as técnicas aos problemas recorrentes; Prática: reforço, fólio, carcela e reintegração/colagem do miolo à capa.
Didática Universitária: Compartilhando Práticas Pedagógicas Exitosas
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes.
OBJETIVO: compartilhar experiências didático-pedagógicas exitosas desenvolvidas na Universidade Federal de Sergipe - UFS, pelos docentes de diversas áreas de conhecimentos, com possibilidades de adequações e adaptabilidades por outros, tendo como meta inovar e melhorar a qualidade educativa da instituição.
CARGA HORÁRIA: a definir.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Edição e Formatação de Textos com Foco em Produtividade
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: conhecer recursos para edição e formatação de textos visando maior eficiência nessas atividades.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos básicos de edição e formatação; Inserção de
componentes para personalização; Adicionando estilos, correções ortográficas e impressão.
Educação Inclusiva no Contexto das IFES
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: contribuir para o desenvolvimento do processo de inclusão, através da divulgação de
conhecimentos e práticas inerentes a esse processo.
CARGA HORÁRIA: 100h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceituação e histórico no Brasil; Normas, legislação, diretrizes e metas no Brasil; Conhecimento sobre as deficiências e síndromes; Núcleo de acessibilidade nas IFES; Aspectos éticos da educação inclusiva; O papel do educador na educação inclusiva; Tecnologia assistiva; Procedimentos didáticos e pedagógicos especiais; Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de alunos com deficiência; Qualidade no atendimento institucional.
Educação para Aposentadoria
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: compreender a aposentadoria como um projeto de vida e investir previamente em
estratégias para vivenciá-la com sabedoria e positividade.
CARGA HORÁRIA: 50h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Envelhecimento ativo e aposentadoria; Fatores de risco e de proteção à qualidade de vida antes e após a aposentadoria; Identidade, valores e perspectivas: importância de um projeto para o pós-carreira; (Re)descobrindo a aposentadoria como um projeto de vida.
PERÍODO: 07/05 a 18/06 de 2018.
LOCAL: Ambiente Virtual de Aprendizagem – www.capacitese.ufs.br.
VAGAS: ilimitadas.
Elaboração de Trabalho Científico
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: conhecer e utilizar as normas de elaboração e organização de trabalho científico.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Pesquisa científica e projeto de pesquisa; Redação científica e estrutura de trabalhos científicos.
Espanhol para Iniciantes
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: comunicar-se de forma básica em língua espanhola, através da identificação e reconhecimento das ferramentas básicas do idioma.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: El español en el mundo; Encuentros con el outro; Informaciones personales; Mi rutina I; Mi rutina II; Mundo laboral: las profesiones.
Fiscalização de Contratos na Administração Pública
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente os servidores que fiscalizam contratos.
OBJETIVO: identificar rotinas e procedimentos necessários à gestão e à fiscalização de contratos, sua relevância, seus aspectos jurídicos e práticos, decisões judiciais e relatórios de auditoria, caracterizando competências, atribuições e responsabilidades.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Apresentação, noções gerais sobre contratos e contratos administrativos; Planejamento e cláusulas obrigatórias; Termo aditivo, apostilamento, alteração e rescisão contratual; Rescisão contratual, responsabilidades e sanções; Tramitações e competências; Contratos em espécie e escritórios de fiscalização.
Formação Corporativa Básica
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: desenvolver competências básicas de atuação corporativa e inteirar-se à cultura organizacional da Universidade Federal de Sergipe.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Estado, governo e sociedade; Ética no serviço público; Direitos e deveres; Gestão da carreira; Gestão sustentável; Segurança e saúde ocupacional.
Fotografia para Eventos da UFS
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: aprender técnicas de fotografia para documentar eventos da UFS.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Regras de composição; Regra dos terços; Preenchimento de quadro; Fundos; Planos; Elementos da composição; Selfie; Prática de fotografia; Principais desafios da fotografia de eventos; Técnicas; Superando problemas e dificuldades; Equipamento; Preparação para a prática; Simulação e prática em sala ou auditório cedido; Análise de trabalho produzido em prática simulada ou real.
Gerenciamento Eficiente de Projetos Organizacionais
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente gestores.
OBJETIVO: desenvolver, gerenciar e atuar nas ações organizacionais voltadas para projetos;
e utilizar os diferentes recursos para elaboração e gestão de projetos com vistas à solução dos
problemas organizacionais.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Entendendo os projetos organizacionais; Métodos e ferramentas para projetos organizacionais; Aplicando projetos organizacionais; Métodos emergentes.
Gestão Estratégica de Pessoas
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: gestão.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente gestores.
OBJETIVO: aperfeiçoar práticas de interação humana e organizacionais, contribuindo para a
melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O desafio da gestão de pessoas; Liderança e motivação;Relações interpessoais e resolução de conflitos; Trabalho em equipe; Cultura e mudanças organizacionais.
Gestão Patrimonial
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: gerenciar de forma eficaz os bens públicos de uso individual e coletivo.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Gestão de materiais: conceitos iniciais; Gestão patrimonial: conceitos iniciais; Sistema de patrimônio no SIPAC; SIPAC na prática.
Humanização e Gestão em Saúde
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente da área de
saúde.
OBJETIVO: compreender a política de humanização do cuidado à saúde, seus desafios e possibilidades para a sua implantação.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos e fundamentos da humanização da saúde; Humanização: da formação à gestão; Humanização para o fortalecimento da atenção básica; Humanização nos serviços de saúde: atenção hospitalar; Humanização no parto, no nascimento e na saúde da mulher; Humanização na saúde mental.
Inglês Básico
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos que concluíram o curso Inglês para Iniciantes, ou com noções introdutórias e elementares da língua.
OBJETIVO: estudar a língua inglesa por meio de atividades de compreensão auditiva, compreensão gramatical, aprofundamento vocabular e compreensão textual, através de estratégias de aprendizagem e de contato com a pronúncia das palavras.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Revendo o que passou; No que você está pensando?; Projetos e planos; I Will be whatever I want!; What did you do last year?; Have you ever committed a crime?.
Inglês para Iniciantes
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: adquirir e desenvolver conhecimentos básicos de língua inglesa.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Talking about yourself; Talking about other people; Talking about groups: part I; Talking about routine; Talking about other people’s routine; Talking about
groups: part II.
Introdução ao Moodle para Professores e Tutores
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos do Campus de Lagarto.
OBJETIVO: conhecer e utilizar o ambiente virtual de aprendizagem Moodle como ferramenta
para suporte no ensino e aprendizagem.
CARGA HORÁRIA: 25h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem; O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; Aplicação do Moodle no ensino a distância e presencial; Diferentes técnicas e recursos de ensino e aprendizagem oferecidos pelo Moodle.
Libras Básico
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: reconhecer a Libras como indispensável na comunicação entre surdos e ouvintes, proporcionando o desenvolvimento das competências linguísticas necessárias.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O que é Libras?; Quem são os surdos?; Lei de Libras e surdez; Parâmetros; Alfabeto manual e numerais; Saudações; Semana e meses do ano; Família;
Adjetivos; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Cores; Tempo e horário; Frutas; Bebidas e alimentos; Meio de transporte; Animais; Profissões; Valores monetários; Verbos simples e concordantes.
Libras Intermediário: Conversação I
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos que concluíram o curso Libras Básico, ou com noções de Libras.
OBJETIVO: oportunizar aos servidores das IFES o aprendizado prático da Libras com foco na
acessibilidade comunicativa de discentes e servidores surdos.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Incorporando o básico da Libras em diversos contextos;
Libras e a visualidade do surdo; Situações comunicativas em Libras/Português I; Conversação
em Libras I.
Licitações na Administração Pública
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente os servidores que atuam na área de licitações.
OBJETIVO: atuar com maior segurança e celeridade, proporcionando uma visão ampla das
compras públicas, com foco na operacionalização e condução do processo licitatório.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Considerações gerais e conceito; Princípios, objeto e padronização; Registro de preços, obrigatoriedade e dispensa; Procedimento e licitações à luz do novo estatuto da microempresa; Modalidades; Julgamento das propostas, homologação e adjudicação, RDC, anulação e revogação, preterição da ordem de classificação, sanções administrativas e tutela penal, e recursos administrativos.
Nutrição: Estética, Saúde e Qualidade de Vida
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: aprender como melhorar a estética, a saúde e a qualidade de vida.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Papel dos alimentos e nutrientes na saúde e qualidade de
vida; Nutrição estética: como fazer as pazes com a balança e o espelho; Nutrição estética e funcional; Nutrição clínica: alimentação para a promoção de saúde e tratamento das enfermidades.
Oficina Slide Interativo
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: instrumentalizar docentes, tutores e técnicos educacionais na elaboração de recursos didáticos como videoaula e slides interativos e potencializá-los na utilização de TDIC nas atividades pedagógicas: lousa digital, tecnologias assistivas.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Oficina Tecnologias Assistivas
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: instrumentalizar docentes, tutores e técnicos educacionais na elaboração de recursos didáticos como videoaula e slides interativos e potencializá-los na utilização de TDIC nas atividades pedagógicas: lousa digital, tecnologias assistivas.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Oficina Uso da Lousa Digital
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: instrumentalizar docentes, tutores e técnicos educacionais na elaboração de recursos didáticos como videoaula e slides interativos e potencializá-los na utilização de TDIC nas atividades pedagógicas: lousa digital, tecnologias assistivas.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Oficina Videoaula
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: instrumentalizar docentes, tutores e técnicos educacionais na elaboração de recursos didáticos como videoaula e slides interativos e potencializá-los na utilização de TDIC nas atividades pedagógicas: lousa digital, tecnologias assistivas.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
PBL - Problem Based Learning
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: promover a formação continuada de docentes, tutores e técnicos educacionais nas
metodologias ativas da PBL e problematização.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Planejamento Estratégico
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: gestão.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente gestores.
OBJETIVO: conceituar planejamento estratégico, compreender sua importância e reconhecer
suas etapas de criação e implantação.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito de planejamento estratégico; Visão, missão e valores organizacionais; Análise dos ambientes externo e interno da organização; Estratégia empreendedora e dinâmica competitiva.
Planilhas Eletrônicas para Otimização do Trabalho
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: elaborar, aplicar questionários e exportar o banco de dados e/ou documentos utilizando ferramentas Google, Microsoft Office e Libre Office.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Ferramentas Google: planilhas, formulários e documentos; Análise de dados com Microsoft Office; Análise de dados com Libre Office.
Pregão Eletrônico: Fase Interna e Externa
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente da área de
licitações.
OBJETIVO: conhecer e aplicar os procedimentos do pregão eletrônico.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Sistema de registro de preço; Fase preparatória para licitação; Elaboração de termo de referência; Análise e julgamento da licitação.
Princípios Éticos e Valores Morais no Serviço Público
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: compreender a importância dos princípios éticos e dos valores morais no ambiente
de trabalho.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Ética, valores e o cenário social contemporâneo; A crise de
valores humanos e a importância do papel do servidor na instituição e na sociedade, Ética no
serviço público: filosofias e práticas.
Problematização
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: promover a formação continuada de docentes, tutores e técnicos educacionais nas
metodologias ativas da PBL e problematização.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Programa #SERVIDORCIDADÃO
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: potencializar a capacidade profissional e consolidar conhecimentos temáticos específicos, necessários ao pleno exercício das atribuições inerentes a cargos e funções.
CARGA HORÁRIA: 48h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: temáticas variadas a serem trabalhadas por meio de palestras, vivências, workshops e outros.
Programa de Acolhimento e Integração de Novos Servidores
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: iniciação ao serviço público.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente os recém-admitidos por nomeação, redistribuição, ou outras formas de ingresso permanente e provisório.
OBJETIVO: integrar o servidor ao ambiente institucional da UFS, proporcionando condições para compreensão das especificidades do serviço público.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Sou UFS! Conhecendo a minha instituição; Iniciando minha vida funcional na UFS. Por onde começar? E quais são os meus direitos e os meus deveres?; Reflexões sobre o papel do servidor público e sobre empatia nas relações de trabalho.
Programa de Recepção de Docentes
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes em estágio probatório.
OBJETIVO: atender exigência legal para cumprimento de estágio probatório e integração à cultura organizacional da instituição.
CARGA HORÁRIA: 40h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Ética no serviço público; Direitos e deveres do servidor público federal; Plano de carreiras e cargos do magistério superior; Conhecendo a UFS.
Programação Android Básico
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos, prioritariamente da área de
Tecnologia da Informação.
OBJETIVO: desenvolver aplicações para dispositivo móveis que utilizem a tecnologia Android.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução ao desenvolvimento de aplicativos móveis. Características da plataforma Android. Instalação da IDE de desenvolvimento Android Studio. O ambiente do Android Studio. APIs usadas no Android Studio para o desenvolvimento de aplicativos. Criação de projetos no Android Studio. Elementos básicos do projeto Android. Emuladores no Android Studio - Android Virtual Device. Execução de um projeto no emulador e no dispositivo físico. A linguagem Kotlin para desenvolvimento de aplicativos. Tipos de dados em Kotlin. Estruturas básicas da linguagem. Criação de funções em Kotlin. Criando classes em Kotlin. Tratamento de elementos nulos. Expressões lambda em Kotlin. Conceitos básicos de layouts no Android. Mapeamento de componentes para a classe. Componentes: TextView, EditText, Checkbox, RadioButton, ImageView, Spinner, Rating. Envio de alertas com AlertDialog. Utilização de Intents. Uso de Intents implícitas. Invocando uma segunda activity. Passando parâmetros entre activities. Recebendo parâmetros de retorno de uma activity. Ciclo de vida das activities. Como criar menus com ActionBar. Colocando ícones na ActionBar. Utilização de Fragmentos.
Qualidade de Serviços em Secretaria Acadêmica
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: específica.
MODALIDADE DE ENSINO: educação presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos com atividades de secretaria acadêmica.
OBJETIVO: desenvolver procedimentos essenciais às secretarias acadêmicas com uniformidade e eficiência.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Regime Jurídico dos Servidores da União - Lei 8.112/90
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: aprimorar conhecimentos e orientações acerca do Regime Jurídico dos Servidores da União – Lei 8.112/90.
CARGA HORÁRIA: 60h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Servidor público e formas de provimento; Estágio probatório, estabilidade e vacância; Acumulação de cargos, vencimento e remuneração; Vantagens: indenizações, gratificações e adicionais; Licenças; Afastamentos.
Regimentos, Resoluções e Outros Atos Administrativos: Instrução e Elaboração
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: redigir documentos, conforme as especificidades e normas inerentes a cada Ato
Administrativo.
CARGA HORÁRIA: 24h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito; Importância; Duração e alteração; Estrutura (artigo, parágrafo, inciso, alínea, item e subitem); Pontos importantes a serem considerados; Disposições finais.
Relações Afetivo-Institucionais na UFS: o que é, pode ser diferente?
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: levantar demandas para a melhoria de relações institucionais, construindo diálogos e possibilidades de intervenção.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a definir.
Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: ampliar o conhecimento a respeito do papel do gestor nas organizações e conhecer
técnicas capazes de criar competências e aptidões para lidar, de forma eficaz, com situações envolvendo pessoas no ambiente de trabalho, de modo a melhorar a qualidade das relações neste ambiente.
CARGA HORÁRIA: 50h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O papel do gestor nas organizações; Relações interpessoais: a percepção a respeito de você e do outro; Comunicação interpessoal; Fatores que geram tensão e estresse nos relacionamentos organizacionais; Gestão de conflitos: estilos e estratégias na resolução de conflitos.
Segurança da Informação para Usuários de Computador
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: educação a distância.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: adotar postura preventiva no ambiente institucional e na vida pessoal, através do conhecimento dos riscos e vulnerabilidades inerentes ao ambiente da informação eletrônica.
CARGA HORÁRIA: 30h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução à segurança da informação; Riscos e principais ameaças; Ferramentas de proteção; Dispositivos móveis e arquivos na nuvem; Redes sociais e os riscos iminentes; Leis e dispositivos legais.
Segurança no Trabalho e Prevenção a Princípios de Incêndio
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: inter-relação entre ambientes.
MODALIDADE DE ENSINO: semipresencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: conhecer a legislação pertinente à segurança no trabalho, boas práticas de saúde ocupacional bem como ações voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho e combate a princípios de incêndio.
CARGA HORÁRIA: 44h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Segurança no trabalho I; Tecnologia e prevenção de desastres; Prevenção e proteção contra incêndios; Noções de brigada de incêndio.
Sustentabilidade na Administração Pública e Gerenciamento de Resíduos
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos do Campus de Lagarto.
OBJETIVO: compreender a sustentabilidade e a adoção de boas práticas ambientais.
CARGA HORÁRIA: 20h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Histórico da temática ambiental; Sustentabilidade; Legislação; Consumo de recursos; Práticas sustentáveis cotidianas; Análise do ciclo de vida; Uso racional dos recursos naturais; Construções sustentáveis; Eficiência energética e no uso da água; Programas voltados à sustentabilidade; A3P; PLS; Licitações sustentáveis; Ações na UFS; Gestão de resíduos; Legislação pertinente; Classificação; Manejo; Características; Riscos; Descarte; Saúde do Trabalhador; Resíduos dos serviços de saúde; Plano de Gerenciamento de Resíduos.
Treinamento Operacional em Gestão de Pessoas e Processos para Chefias de Departamentos
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: gestão.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes - chefes de departamentos.
OBJETIVO: compreender as normas exigidas para o cumprimento da função de chefia pública e operacionalizar os sistemas, conforme estas normas.
CARGA HORÁRIA: 16h.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Direitos e deveres do servidor: Lei 8.112 / Lei 12.772; Decretos, Resoluções, Portarias; Instruções Normativas - PROGEP/UFS; Principais Ferramentas do SIGRH: Capacitação; Dimensionamento; Férias; Frequência; Homologações; Solicitações eletrônicas; Avaliação: Avaliação de Desempenho e Estágio Probatório (Técnico-Administrativo). Atos Administrativos: Classificação (Vinculados, Discricionários, De expediente, De gestão, Declaratório, Válido, Nulo, Anulável, Inexistente); Espécies de Atos: (Normativos, Ordinatórios, Negociais, Enunciativos, Punitivos); Revisão, Anulação, Revogação dos Atos Administrativos; Processo Administrativo: Lei Federal 9.784/99; Principais Ferramentas Administrativas do SIPAC: Portal Administrativo (Requisições, Comunicação, Patrimônio, Protocolo); Fluxos Administrativos.
Treinamento Processos Eletrônicos no SIPAC
LINHA DE DESENVOLVIMENTO: formação geral.
MODALIDADE DE ENSINO: presencial.
PÚBLICO-ALVO: servidores docentes e técnico-administrativos.
OBJETIVO: capacitar os servidores para utilização do módulo de processos eletrônicos do SIPAC.
CARGA HORÁRIA: 14h
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Introdução ao SIPAC e Sistemas Integrados da UFS; Legislação associada e processo eletrônico na administração pública; Processos eletrônicos no SIPAC; Fluxos de processos; Cadastro de documentos e processos; Movimentação de processos; Despachos eletrônicos; Sigilo de documentos e processos; Operações com os processos: juntada (apensação e anexação), arquivamento, ocorrências, diligências.
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